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Empresas financeiras são as responsáveis por oferecer serviços e produtos relacionados com investimentos, serviços bancários, crédito, informações financeiras e de seguros, seja para consumidores ou demais empresas.
No entanto, incluir o Marketing Digital no mercado financeiro é um passo fundamental para que se consiga educar, atrair e converter clientes, sempre com as melhores práticas dentro de um mercado tão competitivo.
Empresas financeiras e Marketing Digital devem andar lado a lado para que objetivos como a confiança do público e o aumento de potenciais clientes ocorram. A partir das melhores estratégias, criam-se autoridades de marca e novas oportunidades.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você entenda sobre Marketing Digital para empresas financeiras, sua importância, tendências e plataformas mais utilizadas. Quer saber mais? Continue a leitura até o final! Vamos lá?!
O que é o Marketing Digital Financeiro?
Marketing financeiro é uma modalidade destinada à divulgação das empresas financeiras. Assim, são muitas as organizações que podem e devem aderir às estratégias de marketing. Entre elas, confira as mais conhecidas:
- Bancos;
- Escritórios de contabilidade;
- Assessorias financeiras;
- Investidores;
- Empresas do ramo de recuperação de crédito.
Portanto, todos aqueles que visam expandir seus negócios entendem a importância do Marketing Digital e de como uma boa estratégia pode ser útil para melhorar a posição no mercado. Além disso, com boas estratégias, a comunicação com os clientes se torna mais ativa, muitas vezes criando fortes relacionamentos.
Vale ressaltar que a digitalização dos serviços foi um dos principais motivos que fez com que o comportamento dos consumidores mudasse, fazendo com que o marketing financeiro fosse renovado e consequentemente fizesse parte da comunicação com esses clientes. Aliás, todas as estratégias de relacionamento passaram por mudanças, assim como as de Marketing Digital.
Importância das empresas financeiras apostarem no Marketing Digital
O marketing financeiro é superimportante dentro de todo e qualquer planejamento estratégico das empresas financeiras. Isso porque vivemos em um mundo cada vez mais diferente e rodeado de novas tecnologias, fazendo com que a transformação digital promova novidades para os setores.
Portanto, empresas que apostam no Marketing Digital conseguem reunir as melhores estratégias, convencendo o público certo e na hora certa, possibilitando a oferta de soluções para os problemas mais rotineiros.
De forma geral, com o Marketing Digital, pode-se criar estratégias enormes e eficazes para que todas as necessidades sejam atendidas e os resultados das empresas financeiras alcançados. Processo esse, que é possível devido a contadores que criam serviços personalizados a fim de atrair a atenção do público e, claro, destacarem-se em meio a um mercado com tanta concorrência.
Principais tendências do marketing financeiro
Somente se adaptar às estratégias de Marketing Digital, não basta! É de suma importância considerar e entender as tendências do marketing financeiro de acordo com o comportamento dos consumidores.
Inúmeras atividades podem ser aplicadas com a intenção de acelerar o processo de mudanças. Assim, as estratégias terão uma melhor aquisição dos clientes, modernizando as empresas financeiras. Confira algumas das tendências!
Big Data
O Big Data é uma ferramenta importante, afinal, ele tem um enorme potencial para explorar possibilidade e coletar dados. Portanto, fazer o uso dessa tendência pode facilitar o Marketing Digital nos mais variados setores.
Trata-se de uma inteligência artificial que coleta enormes quantidades de dados, transformando-os em relatórios relevantes e repletos de informações em pouco tempo. O Big Data tem por objetivo diminuir um trabalho que levaria dias para ser finalizado em poucos segundos, sempre com respostas precisas e atualizadas.
Conexão mais humana
É comum nos depararmos com um público insatisfeito com as instituições financeiras, principalmente aquelas que apostam em atendimentos mais robotizados. O Marketing Digital para empresas financeiras busca diminuir esses momentos impessoais e repetitivos.
A partir do momento que os atendimentos humanizados são colocados em prática, o seu público passa a se sentir mais próximo do seu estabelecimento, gerando identificações capazes de fidelizá-los em longo prazo. Mesmo que o avanço da tecnologia exista e facilite o dia a dia, a conexão humana deve ser mantida.
Automação dos processos de marketing
A automação serve para que experiências personalizadas sejam entregues, atuando ainda na melhoria de vínculo com os clientes.
As informações coletadas pela automação dos processos de marketing podem surpreender a todos de forma positiva, pois a ferramenta prevê as necessidades, oferece possibilidade com foco no perfil do consumidor, aperfeiçoando toda a comunicação.
Quanto mais processos repetitivos e mecânicos forem automatizados, mais os seus colaboradores poderão se especializar e apresentar resultados mais expressivos nas suas ações.
Uso do marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma tendência que pode fazer com que a sua financeira conquiste ainda mais consumidores, afinal, com ele fica mais fácil oferecer valor e ajudar de forma sucinta na resolução dos problemas diários.
Uma dica é procurar entender os desejos e interesses dos clientes e disponibilizar artigos em blogs que sejam a solução para essas questões. Processos simples e que ativam sensações de confiança.
Maior otimização das redes sociais
Não existem dúvidas que as redes sociais estão em alta, o que é uma excelente oportunidade na hora de otimizar os resultados das empresas financeiras. Com o uso das redes sociais, é possível criar relacionamentos sólidos com as pessoas e gerar resultados expressivos.
É importante sempre fortalecer essa base de relacionamento, garantindo maior alcance da empresa. Procure criar posts resolvendo problemas, demonstrando assim que a sua financeira é a solução e pode ajudar em qualquer aspecto da vida financeira daquele consumidor. Além disso, fica mais fácil buscar quem mais se adequa aos comportamentos e interesses semelhantes, filtrando seu público-alvo.
Saiba quais são as plataformas mais utilizadas na hora de fazer Marketing Digital
As plataformas utilizadas no Marketing Digital são importantes e fundamentais para as empresas financeiras que querem estar sempre atualizadas, principalmente em um cenário que passa por tantas transformações tecnológicas.
Pode-se dizer que elas surgiram para apoiar as empresas com ferramentas facilitadoras e que otimizam a experiência do cliente. A seguir, conheça algumas das principais plataformas de Marketing Digital utilizadas!
Google Analytics
Ferramenta própria do Google, monitora e analisa o tráfego de um site de maneira gratuita. Por meio do Google Analytics fica fácil compreender qual o perfil de usuário que acessa o seu site, quais páginas são visitadas, quanto tempo essas pessoas ficam navegando nas páginas e muitas outras métricas.
É uma ferramenta fundamental na hora de entender como a experiência do seu site é para os usuários, além dos pontos que podem melhorar para que tudo fique mais otimizado.
Google Search Console
Também de propriedade do Google, o Search Console pode ser útil na hora de montar as estratégias do Marketing Digital. Com inúmeros recursos, ajuda o site a ser mais interessante para os buscadores.
Além de gratuito, pode ser usado em qualquer domínio. Mas, é indicado que tenha uma equipe especializada em Marketing Digital para que a plataforma seja configurada e analisada da forma correta.
WordPress
Usado e indicado para quem quer ter um site ou blog, porém não quer ter skills de desenvolvimento. O WordPress oferece várias opções de templates, criação de conteúdo e plugins para melhorar a performance da sua página.
É importante ressaltar que, mesmo utilizado como um facilitador, é indicado ter o auxílio de um especialista na hora de desenvolver as páginas do seu site ou blog.
RD Station
É uma plataforma completa com todas as funcionalidades que uma automatização de Marketing Digital para empresas financeiras precisa. Com o RD Station, existe a possibilidade de atrair visitantes para o site, transformá-los em oportunidades de negócio, relacionar-se com essas pessoas e ainda fidelizá-las.
A ferramenta permite o entendimento dos canais em que a campanha vem proporcionando mais retorno e como o desempenho geral dos negócios estão, ou seja, as decisões para o futuro são mais fáceis de serem tomadas.
Google Ads
O Google Ads é conhecido por ser uma ótima plataforma de anúncios do Google, pois com ela as empresas financeiras conseguem pagar para se destacarem nos mecanismos de busca por meio de anúncios.
Junto às palavras-chaves, pode-se segmentar onde esses anúncios vão aparecer, fazendo com que a mensagem chegue a um público determinado. O anúncio precisa ser elaborado em vários formatos e seguir as regras da plataforma.
Como criar um planejamento de marketing financeiro?
Manter o marketing organizado é fundamental para que bons resultados sejam alcançados. Portanto, é preciso saber como criar um planejamento de marketing financeiro, aumentando consequentemente as chances das suas campanhas, ações e estratégias obterem mais sucesso.
É importante que esse planejamento seja feito para todas as ações da equipe e não em momentos específicos. Confira a seguir alguns passos importantes para criá-lo!
Saber quem é seu público-alvo
Muitas melhorias são baseadas de acordo com a preferência e demanda do seu público. Por essa razão, torna-se importante saber quem são. Você pode solicitar feedbacks e centralizar todas as informações, já que isso contribuirá para um uso mais eficiente dos recursos de Marketing Digital.
Ter metas
Trace as metas que deseja alcançar, pois elas servirão para mensurar os resultados e ainda guiar as estratégias, uma vez que as ações são criadas com o pensamento nos objetivos.
Nessa etapa, é definido ainda o valor inicial de investimento, uma forma de manter objetivos mais realistas e não estourar o orçamento.
Mensurar os resultados
A mensuração de resultados é um ponto positivo no Marketing Digital, isso porque proporciona o acompanhamento de números e indicadores financeiros de forma regular. Nesse caso, as informações precisam ser monitoradas para que possíveis erros ou ameaças sejam identificados e corrigidos.
Com todas essas informações, pudemos entender que o Marketing Digital é uma ferramenta indispensável para os negócios, principalmente para as empresas financeiras, pois com ele são gerados mais relacionamentos de confiança e estratégias em longo prazo.
Ademais, durante o processo, conte com o auxílio de uma agência de Marketing Digital, evitando que atividades erradas ou punições ocorram.
Outra boa dica é realizar uma análise de SEO gratuita para que o seu site ou blog sejam analisados por especialistas. Dessa forma, você conseguirá alcançar excelentes resultados para a sua empresa financeira!